© 2017 Qi News. | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

IMIGRAÇÃO

Aqui estão reunidos os trabalhos que produzimos, nos vários formatos - reportagens, entrevistas, séries, explicadores e documentários - que estão relacionados com a imigração em Portugal. 

Entrar em Portugal não é fácil

Luís Vaz Fernandes fala-nos de algumas das dificuldades que os estrangeiros encontram quando tentam entrar em Portugal.

Por Luís Vaz Fernandes | 24 Agosto 2019

Europa paga para migrantes ficarem às portas.

Luís Vaz Fernandes fala-nos sobre o euro-muro invisível que Europa está a criar para deixar migrantes e refugiados de fora. A Europa, erguida com os recursos e mão-de-obra oriunda dos quatro cantos do mundo, é agora só para os que podem pagar o bilhete.

Por António Castelo | 14 Agosto 2019

Portugal recebe bem os imigrantes?

Luís Vaz Fernandes apresenta-nos dados menos conhecidos sobre a imigração em Portugal.

Por António Castelo | 20 Julho 2019

Ilegais por Defeito

Arshad, Junaid e Bilal são paquistaneses. Chegaram a Portugal entre 2014 e 2015, todos eles por via rodoviária. Partiram com as malas feitas do Reino Unido, onde residiram uma mão cheia de anos. Eles, tal como milhares de outros imigrantes que não trazem capital para investimento, não conseguem obter a autorização de residência façam o que fizerem. Estão sujeitos a uma estratégia de controlo de fluxos migratórios que assenta na alteração da lei, que os sujeita a incerteza, angústia, e os impede de sair de consciência tranquila para visitar as suas famílias, o que não fazem por medo de perder os direitos da fila de espera, ou pelo medo de não poder reentrar no país. Dizem-lhes que o art. 88.º não se lhes aplica, porque aparentemente é "ilegal" para alguém transitar de um país da União Europeia para outro - se não for europeu. Dizem-lhes que o art. 123.º também não se lhes aplica, embora os encorajem a recorrer ao mesmo, por não haver "interesse nacional", "razões humanitárias" ou "razões de interesse público decorrentes do exercício de uma atividade relevante no domínio científico, cultural, desportivo, económico ou social." Arshad, Junaid e Bilal são ilegais, por defeito, e têm de provar a muito custo que merecem deixar de o ser.

Por António Castelo | 22 Setembro 2018

"Não tenho documentos porque cheguei de táxi."

A Qi News foi conhecer a história de Satbir Singh, um jovem indiano de 29 anos que mora em São Teotónio, Odemira, onde trabalha nas estufas de frutos vermelhos da Maravilha Farms, gigante americano da indústria. Satbir está em Portugal há dois anos e meio, quando chegou vindo de Londres, onde estudava e era portador de um visto de estudante. Dividiu as despesas de uma viagem por estrada, de táxi e outros meios de transporte, com outros jovens, e chegou a Portugal para trabalhar, viver, e construir uma vida. Não consegue os documentos necessários para residir em Portugal, apesar de exercer todos os deveres de um cidadão absolutamente normal, e até exemplar. Não tem acesso a aos direitos, por não haver um regime jurídico que o contemple e que funcione em tempo útil. Não pode actualmente sair do país por receio de não o deixarem depois regressar. Como Satbir há dezenas de milhar em Portugal.

Por António Castelo | 16 Agosto 2018

Manifestação pela lei da residência.

Praça da Constituição de 1976 - Lisboa - 14 Maio 2018

Por António Castelo | 14 Maio 2017

Sambaro tem cidadania.

Sambaro é cidadão português, e por isso tem mais oportunidades do que muitos dos seus amigos e vizinhos. A Lei da Nacionalidade - Lei nº 37/81, de 3 de Outubro - não confere automaticamente a nacionalidade aos filhos de estrangeiros nascidos em Portugal, o que dificulta em muito a integração social de milhares de jovens, filhos de imigrantes, que vivem sobretudo nas periferias das grandes cidades do país. O pai de Sambaro vive e trabalha em Portugal há 23 anos, e para garantir que Sambaro tivesse um futuro melhor, casou com Aminata, sua esposa, na embaixada de Portugal na Guiné-Bissau. Sambaro é, por isso, um cidadão português.

Por António Castelo | 17 Novembro 2017

Foto 210 Casal da Mira 05-40 25.10.2018

Por António Castelo | Novembro 2019

7643236556_c13b37fc27_b.jpg

Página de trabalhos da Qi News relacionados com habitação.

Aqui estão reunidos os trabalhos que produzimos, nos vários formatos - reportagens, entrevistas, séries e documentários - que estão relacionados com a habitação em Portugal.

Arshad.jpg

Por António Castelo | Novembro 2019