© 2017 Qi News. | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

HABITAÇÃO

Aqui estão reunidos os trabalhos que produzimos, nos vários formatos - reportagens, entrevistas, séries e documentários - que estão relacionados com a habitação em Portugal. A habitação é um direito constitucional e acreditamos que é o dever da imprensa denunciar incumprimentos para que todos os cidadãos tenham, de facto, acesso a uma lei de bases que isso possa garantir.

Uma tempestade perfeita - Andreia Magalhães

Apesar de uma promessa de renascimento causado por um rejuvenescimento da população e de algumas associações locais, um conjunto perigoso de circunstâncias está a evidenciar a fragilidade em que vive uma grande quantidade de lisboetas, vulneráveis, que estão a ver a sua vida partida em duas épocas diferentes - antes e depois da grande gentrificação do centro de Lisboa.

Por António Castelo | 18 Setembro 2017

"Não consigo ir para uma casa maior."

A Cozinha Popular da Mouraria é uma das associações que estava no caminho de dinamizar a Mouraria de uma forma natural, sustentada, e apoiando as gentes do bairro. Entretanto foi interrompida.

Por António Castelo | 21 Setembro 2017

"Agora vivo do outro lado"

A Cozinha Popular da Mouraria é uma das associações que estava no caminho de dinamizar a Mouraria de uma forma natural, sustentada, e apoiando as gentes do bairro. Entretanto foi interrompida. Apesar de uma promessa de renascimento causado por um rejuvenescimento da população e de algumas associações locais, um conjunto perigoso de circunstâncias está a evidenciar a fragilidade em que vive uma grande quantidade de lisboetas, vulneráveis, que estão a ver a sua vida partida em duas épocas diferentes - antes e depois da grande gentrificação do centro de Lisboa.

Por António Castelo | 12 Agosto 2017

Uma história de duas cidades - Ricardo Robles

Ricardo Robles falou à Qi dos perigos da especulação imobiliária, da perda de identidade da cidade de Lisboa e do risco subjacente à perda de identidade de uma cidade com as características de Lisboa. A gentrificação, o rubanismo e o turismo são alguns dos temas cobertos nesta entrevista ao candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Lisboa.

Por António Castelo | 1 Setembro 2017

Em 2016 começámos a ser despejados.

A Dona Francisca foi despejada da casa onde viveu nas últimas décadas. Foi vítima de burla, ela e os seus vizinhos, e foi expulsa da Mouraria. O local para onde foi, a Picheleira, é-lhe totalmente estranho, mas é aí que terá de refazer a sua vida agora com mais de 80 anos. 

Por António Castelo | 2 Setembro 2017

"As leis prejudicam seriamente as pessoas que aqui vivem."

O Dr. Miguel Coelho, presidente da junta de Freguesia de Santa Maria Maior, falou com a Qi sobre a gentrificação na Mouraria, acusando o alojamento local desregrado e a especulação imobiliária descontrolada como os principais culpados do fenómeno. Diz que quem tem o poder e a consequente responsabilidade para enfrentar o problema são o município e sobretudo o governo, e que a junta está de mãos atadas.

Por António Castelo | 3 Setembro 2017

 "Para quê tanto dinheiro?"

A Cátia e a Idália vivem na Mouraria há anos, e trabalham próximo de casa. Não reconhecem o bairro, actualmente, as pessoas que conhecem estão a ir embora, e elas próprias esperam ordem de despejo a qualquer momento.

Por António Castelo | 3 Setembro 2017

"Corre o risco de morrer por excesso."

O Sr. João trabalha na Mouraria há não muito tempo, mas não é preciso muito para perceber que está a mudar demasiado rápido. Tem receio que o bairro perca a identidade e que morra por excesso, que qualquer dia já não haja nada de autêntico, nem sequer para inglês ver.

Por António Castelo | 4 Setembro 2017

"Se ganha o ordenado mínimo como é que pode pagar?"

O "Paulo do Grupo Desportivo" viveu a vida toda na Mouraria, e recorda o tempo em que as mercadorias e o peixe eram trazidos em burros pela Alfama acima. As transformações no bairro tornam-se evidentes quando contrastadas com as dezenas de histórias de criança que tem para contar.

Por António Castelo | 5 Setembro 2017

"Não sei o que vai ser da cozinha popular."

O João Bilhó é colaborador da Cozinha Popular da Mouraria, uma associação local que tem procurado dinamizar o bairro e os seus habitantes, trazendo visitantes portugueses e estrangeiros que interajam com o bairro e os seus habitantes de uma forma sustentada e inclusiva. É um corpo muito estranho no contexto actual e o João teme que tenha os dias contados.

Por António Castelo | 14 Setembro 2017

"É importante brincar na rua."

A Cristina Machado nasceu na Mouraria, e viveu praticamente na tasca dos seus pais, que a mantiveram durante 46 anos antes do prédio ter sido recentemente vendido para um hostel. Hoje em dia não reconhece o bairro onde nasceu e onde ainda espera conseguir viver.

Por António Castelo | 21 Agosto 2017

Foto 210 Casal da Mira 05-40 25.10.2018

Por António Castelo | Novembro 2019

7643236556_c13b37fc27_b.jpg

Página de trabalhos da Qi News relacionados com habitação.

Aqui estão reunidos os trabalhos que produzimos, nos vários formatos - reportagens, entrevistas, séries e documentários - que estão relacionados com a habitação em Portugal.

Arshad.jpg

Por António Castelo | Novembro 2019