A Qi News é uma revista digital multimédia focada na injustiça social e nos seus sistemas de perpetuação – conscientes ou inconscientes; premeditados ou involuntários; institucionais ou informais; conspícuos ou invisíveis. Trabalhamos para a geração interligada. Questionamos o estado actual das coisas, e estamos descomprometidos.  A Qi News materializa-se em formato on-line e aposta na qualidade de produção dos conteúdos multimédia para alargar e vincular a captação de audiências, rejeitando absolutamente o

sensacionalismo e a persecução cega e precipitada da “actualidade”, apostando sempre na dedicação ponderada e descomprometida a cada peça produzida e divulgada.

Acreditamos que as notícias ainda detêm o poder de inspirar a participação que é necessária para uma sociedade mais justa e mais humanamente produtiva.

 

estatuto editorial

A Qi News é uma plataforma de produção e divulgação de conteúdos que está focada numa geração interligada que busca activamente conteúdos fiáveis, pertinentes e de qualidade nas redes sociais e plataformas digitais.

A Qi News rejeita o sensacionalismo e a precipitação na cobertura jornalística, privilegiando a reflexão e análise em todos os conteúdos produzidos e/ou divulgados.

A Qi News valoriza a qualidade de produção nos seus conteúdos multimédia, apostando na criação de peças de alta qualidade estética e informativa para a captação e vinculação de audiências.

A Qi News rejeita a persecução de lucro na actividade jornalística – o capital é gerido de forma a ser reinvestido no projecto jornalístico, e todos os funcionários e colaboradores da plataforma terão o seu tempo remunerado de igual forma, independentemente do seu posto ou posição.

A Qi News é e permanecerá descomprometida – não tem qualquer afiliação partidária nem vínculos financeiros com nenhum grupo económico ou empresarial.

A Qi News luta pela transparência dos processos políticos, pelo abatimento das desigualdades sociais, pelo fim da injustiça social e pela construção de uma sociedade mais justa, esclarecida, informada e humanamente produtiva.

A Qi News incorpora na redacção dos seus conteúdos uma diversidade de pessoas e profissionais de várias áreas, preferindo sempre a frescura de ideias e a multidisciplinaridade; a seriedade e o rigor; a qualidade técnica e a abrangência; e a interculturalidade e multietnicidade.

A Qi News reconhece que há sectores da sociedade que são crónica e institucionalmente marginalizados, e privilegia e cobertura noticiosa e de reportagem dessas mesmas populações na produção das suas peças.

A Qi News respeita o direito à privacidade de todos os cidadãos, tem aí o seu único limite na persecução da verdade nas histórias a que dá cobertura.

A Qi News garante que a escolha e o tratamento dos conteúdos que produz e/ou divulga depende exclusivamente da pertinência atribuída pela sua equipa editorial e jornalistas.

A Qi News trabalha permanente e deliberadamente com o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores, de acordo com o nº1 do art.º 17.º da Lei de imprensa (Lei n.º2/99 de 13 de janeiro).

Título da publicação
​Qi News

Número do título na ERC
​127301

Número de registo de pessoa colectiva
​515117978

Periodicidade
​Bissemanal

Proprietário
​António Castelo

Contactos da redacção
​Avenida Almirante Reis, 59, 5º Fte 1150-011 Lisboa

info@qinews.pt

ficha técnica

Diretor
​António Castelo

Editor
​António Castelo

​Sede do editor
​Avenida Almirante Reis, 59, 5º Fte 1150-011 Lisboa

Redação
António Castelo (TE 659 A); Isabella Moura (Estagiária)

 

 

António Castelo | antonio.castelo@qinews.pt

António Castelo, 35 anos, sou director e editor da Qi, e gosto sobretudo de fazer reportagem na área da grande Lisboa, ou de estar a entrevistar pessoas que sabem do que estão a falar. Sou formado em Biologia Evolutiva (Licenciatura) e Psicologia Evolutiva e Comportamento Humano (Mestrado), e interesso-me pelo comportamento dos indivíduos e das sociedades humanas nas suas várias formas e formalidades. Durante seis anos co-produzi, co-autorei, filmei e escrevi várias dezenas de documentários sobre a conservação da natureza e da vida selvagem em Portugal e noutros países do mundo, vários deles transmitidos em estações televisivas nacionais e estrangeiras, até me dedicar exclusivamente a assuntos sociais e de direitos humanos. Na Qi encarrego-me da gestão editorial, da produção multimedia e da coordenação da equipa.

 

Isabella Moura | historias@qinews.pt

Nasci no Brasil, no estado de Goiás. Vivo em Portugal desde criança, mas do Brasil guardo o sotaque como parte da minha história. Sou formada em Ciências da Comunicação pela UBI, onde iniciei o meu percurso académico e me encontrei como aspirante a jornalista. Em Lisboa dei continuidade a essa jornada de aprendizagem e me dediquei a compreender de que forma a vigilância e a promoção do conhecimento são capazes de promover um jornalismo focado no interesse público. Atualmente sou doutoranda em Ciências da Comunicação na UNL.

equipa

A Qi News está sempre à procura de assuntos relevantes em todos os sectores da sociedade, e mantém uma janela constantemente aberta com todos os cidadãos. Se souberes de alguma história, tema ou realidade relacionada com injustiça social, direitos de minorias, incapacidade governamental, ou simplesmente um assunto que consideres relevante, por favor não hesites em contactar-nos.

contato

E-mail:   info@qinews.pt         |     historias@qinews.pt       |      comercial@qinews.pt

Sede: Avenida Almirante Reis, 59 5º Fte 1150-011 Lisboa

Telefone: (+351) 918 192 870

Obrigado por contactar!