Para uma história da arquitetura no feminino em Portugal

Garagem: Lugar de Fala

Isabella Moura
António Castelo

Patrícia Pedrosa apresenta-se como feminista, ativista, mãe, arquiteta, investigadora associada Centro Interdisciplinar em Estudos de Género (ISCSP, ULisboa), e Professora na Universidade da Beira Interior. É responsável pelo projeto "Women Architects in Portugal: building visibility, 1942-1986". É a primeira convidada da série Garagem: Lugar de Fala, um projeto audiovisual da QiNews, em parceria com o Teatro da Garagem, que tem como proposta a publicação de um conjunto de entrevistas a mulheres que se destacam na produção e divulgação de conhecimento que defende e advoga os direitos individuais, civis e sociais das mulheres em Portugal.

Nesta entrevista (a segunda já concedida à Qi News) realizada no espaço do Teatro da Garagem, em Lisboa, Patrícia Pedrosa responde a Qi sobre o seu percurso na construção da visibilização e colocação do nome de arquitetas na história.

A entrevista parte da tentativa de responder às seguintes perguntas: Qual a posição da mulher quando a arquitetura é pensada sob o ponto de vista da precariedade da profissão, muitas vezes submetida à recibos? Onde entra o trabalho e o nome da mulher em projetos de arquitetura de autor? Como a perspectiva feminina molda a forma de pensar e a construir a cidade? Onde está a mulher na história da arquitetura em Portugal? 

Foto 210 Casal da Mira 05-40 25.10.2018

Por António Castelo | Novembro 2019

7643236556_c13b37fc27_b.jpg

Página de trabalhos da Qi News relacionados com habitação.

Aqui estão reunidos os trabalhos que produzimos, nos vários formatos - reportagens, entrevistas, séries e documentários - que estão relacionados com a habitação em Portugal.

Arshad.jpg

Por António Castelo | Novembro 2019